28/01/2013

Tabela - Double Elimination



Regra de torneio no estilo "double elimination". O conceito desse tipo de torneio, é que só pode ser eliminado do campeonato depois que perder duas vezes. Todos os jogadores começam na "winners bracket". Quando algum jogador perde sua primeira partida, o mesmo cai em uma chave de repescagem (chamada de "losers bracket"), mas ainda pode se tornar campeão.

A chave de "losers" funciona da seguinte forma: os jogadores que estão na losers se enfrentam entre si, os que perderem são eliminados (pois estarão perdendo pela segunda vez) e os que vencerem continuam na losers enfrentando novos jogadores que perderam na winners. E assim continua até que o vencedor final da winners enfrente o vencedor final da losers.

Na Grand Final o vencedor da winners (winners finals) enfrentará o vencedor da losers (losers finals). Como o vencedor da winners não perdeu nenhuma vez, ele ainda pode perder a luta sem ser eliminado do campeonato.

Obs.:
- se o vencedor da Losers perder na Grand Final, o vencedor da Winners será o Campeão.
- se o vencedor da Winners perder na Grand Final, terá uma nova disputa pra decidir quem será o Campeão. Nessa nova disputa, quem vencer a luta é o campeão.

Características do estilo "Double Elimination":
- Tabela muito utilizada em campeonatos de jogos de luta, principalmente nos campeonatos americanos.
- Os jogadores jogam um número maior de partidas se comparada com a tabela de "Single Elimination".
- Os jogadores não são eliminados imediatamente. Entretanto, 25% dos jogadores são eliminados sem vencer uma única luta, que pode ser um desestímulo para continuar competindo.
- Existe um número desigual de partidas entre os jogadores. A "losers bracket" tem mais partidas que a "winners bracket", e muitas vezes o segundo lugar tem que jogar mais partidas que o campeão.
- Uma trivia é que alguns jogadores são famosos por descerem prematuramente para a losers bracket (supostamente para jogar mais partidas mais fáceis, se mantendo aquecidos e com um desempenho melhor).
- Classificação geral um pouco melhor que no single elimination.


Tabela - Double Elimination para Fighting Games.

Tabela - Double Elimination

Nenhum comentário:

Postar um comentário