28/02/2014

Como trocar o HD do PS3

Formate o HD novo em Fat32, geralmente o HD vem com essa formatação, mas caso não vier, basta conectar no PC, entrar no "painel de controle", procurar por "gerenciamento de disco" e formatar o HD em NTSL (alguma coisa assim).

Porém, o formato tem que ser em FAT32, mas só tem como formatar em FAT32 se o driver for menor que 32gb. Após formatar (formatação rapida) em NTSL, baixe um programinha (pelo baixaki.com) com o nome de "guiformat.exe". No baixaki o nome deve estar "formatar em FAT32". Execute esse programa e seleciona o HD que deseja formatar em FAT32. Problema resolvido.

Após isso, retire o HD antigo do PS3 e coloque o novo, isso é simples, não tem segredo:

- Coloque seu console de ponta cabeça.
- Abra uma tampinha que dentro tem um parafuso azul.
- Desparafuse o parafuso azul.
- Retire uma tampa que fique em baixo de onde coloca o blu-ray.
- Puxe uma alavanca com o HD antigo.
- Desparafuse a gaveta que prende o HD antigo.
- Coloque o HD novo e parafuse na gaveta.
- Encaixe a gaveta onde estava e feche com a tampa.
- Parafuse o parafuso azul e pronto.

Depois de colocar o HD novo e ligar o aparelho, vai pedir uma restauração de firware. É tipo um windows do PS3, você precisará disso pra conseguir acessar alguma informação.

Após isso, vamos procurar no google esse firmware para o PS3. Quando baixei o firmware, foi no dia 27/07/13 e o firmware que baixei foi a versão 4.46 (a ultima até então). Hoje 28/02/14, meu PS3 teve um problema no firmware, algo corrompeu, e tive que baixar novamente, e o firmware que o PS3 exigia era o 4.55. Não sei como ele sabia. Isso é um mistério, mas vamos lá.

Consegui achar o firmware que precisava, todo lugar que disponibilizava o firmware, direcionava para o site ofical do Playstation. Não tem erro, é só baixar.

Nesse site tem o firmware: http://us.playstation.com/support/systemupdates/ps3/pc_update/index.htm

O firmware está com o nome de: “PS3UPDAT.PUP”.

Baixei o firmware, após isso, temos que pegar um pen driver formatado em FAT32. (formatar um pen driver é simples, assim que colocar pra formatar, vai perguntar o formato), depois de formatar o pen driver, vamos criar uma pasta com o nome de: "PS3" (sem aspas e tudo maiúsculo, e dentro dessa pasta, uma outra com o nome de "UPDATE" e dentro dela vamos colocar o tal arquivo: “PS3UPDAT.PUP.

Então ficará assim: PS3 > UPDATE > PS3UPDAT.PUP

Após isso, retiramos o pen driver, colocamos no USB do PS3 (eu coloquei o pen driver no 2º USB e o controle com o fio no 1º, só pra saber). Depois de colocar o pen driver, vamos ligar o aparelho. Vai conter uma informação dizendo pra atualizar o firmware por uma mídia qualquer, e pra apertar START + SELECT.

Caso aconteça do menu não ser reconhecido, basta segurar o botão "power" até o console desligar. Após isso, ligue e mantenha o botão "power" segurado até desligar novamente. Repita o processo, vai acontecer um bip e depois um bip duplo. Se você ouvir um bip duplo, basta soltar o botão "power" que entrará no menu secreto.

Nesse menu, escolha a 6ª opção, que vai pedir o firmware. Basta apertar ou segurar START + SELECT e pronto. Só aguardar.

Depois de atualizado o firmware, seu PS3 ligará normalmente como um console novo. Se você fez o processo de backup, vamos agora recuperar o backup. É bem simples.

Quem chegou até aqui, peço desculpas pra não ter o restante do tutorial, mas em breve vou atualizar pra vocês. O motivo, é que estou sem PC, então, fica difícil de atualizar o blog com as dicas. Mas vou atualizar isso o mais rápido possível. Obrigado.

Um comentário:

  1. Conversa...o motivo principal da falta de atualização do blog é pq vc joga GTA 5 online 24 horas por dia,kkkkkkkkk!!!!!!!

    ResponderExcluir