17/03/2014

Decapre: Polêmica de Utra Street Fighter 4

Finalmente a Capcom anunciou o 5º Char (personagem) que entrará na série de Street Fighter 4, Decapre. Isso mesmo, Decapre pra quem não sabe, é uma das dolls (subordinadas do M.Bison) que fazem parte do exército de Bison, assim como era a Cammy em Street Fighter Alpha.

Decapre - Ultra Street Fighter 4

Decapre, assim como Rolento, Poison, Hugo e Elena fará parte dessa série no jogo de Ultra Street Fighter 4 que será lançado (como uma atualização virtual para PS3 e Xbox 360) em junho deste ano (2014). O jogo também terá mais 6 novos cenários para os confrontos.

Veja o vídeo que de apresentação que foi exibido após ao torneio as finais de Super Street Fighter 4 Arcade Edition, pelo torneio de Final Round que aconteceu nos Estados Unidos:



Ultra Street Fighter 4, também será lançado para PC em agosto de 2014, junto com a chegada da mídia física para os consoles PS3 e Xbox 360.

Tela de Seleção de Personagens - Ultra Street Fighter 4
 
Porém, a maioria dos jogadores (que jogam competitivamente) não agradaram muito ao ver o novo personagem. Segundo alguns, a Capcom fez tanto mistério pra pouco, pra depois usar a skin de uma personagem que já existe (Cammy) e transformá-la em uma nova personagem. Claro que as dolls existem desde a série de Street Fighter Alpha, e que sempre foram cópias de Cammy, mas não justificava todo o mistério que foi feito.

Veja a reação de alguns jogadores que estavam presente na exibição da Capcom de apresentação  da 5ª personagem, Decapre (dia 17 de março de 2014), logo após as finais de Street Fighter:



Bom, a Decapre é uma personagem de charge, então, não será tão broken como todos imaginam. Mas vamos analisar o porque a Capcom trouxe uma personagem que já estava parcialmente pronta, e fez tanto mistério com um Char que não agradou a maioria.

Primeiramente, a Capcom não é boba. Ela já sabia que colocando uma personagem assim geraria muito mais polêmica e falácia dos jogadores, a crítica, mesmo que destrutiva, de qualquer forma está gerando um retorno muito grande pra empresa. Querendo ou não, se fosse um personagem que muitos já esperavam, não teria toda essa polêmica.

Segundo, é que todo esse mistério e importância que deram pro 5º personagem, foram por conta dos próprios jogadores. Foram os jogadores que fizeram adivinhações, sugestões, enquetes pra saber qual era o preferido ou qual encaixava nas dicas que a Capcom lançava ao decorrer do tempo. Ono já tinha dito que não queria fazer todo esse mistério com a personagem, mas por conta das ações dos jogadores em querer saber quem era o personagem misterioso, a Capcom aproveitou disso pra expandir mais esse mistério.

E por último, o jogo já tem 44 lutadores, a cada lutador no jogo é um desafio para equilibrá-lo. Quem se importa com um lutador, quando se temos 44? Sem dizer que o Ultra Street Fighter 4 está trazendo mais 3 novas mecânicas pro jogo: Delay Wake Up (a possibilidade de fazer com que seu personagem levante em um tempo diferente, evitando alguns setups, unblockable e safe jumps de OS), Red Focus Attack (que é a possibilidade de ter um Focus que pode absorver uma quantidade maior de hits) e o Double Ultra (que permite ao jogador utilizar os dois Ultras 1 e 2 na mesma luta, com uma perda de dano).

O jogo está trazendo também, além dos 6 cenários e 5 personagens, vários modos diferentes, novos triais, e também a possibilidade de você selecionar a versão que deseja utilizar seu personagem: SF4, SSF4, SSF4AE, USF4.

Pra quem curtiu ou não o 5º personagem, mas deseja conhecer sua jogabilidade, segue um vídeo abaixo demonstrando um pouco da Decapre.



Abaixo, segue um vídeo de Ryan Hart (Decapre) vs Combofiend (Sagat e Yun) durante o mesmo evento, a intenção desse gameplay entre Combofiend (funcionário da Capcom e jogador de SF4) e Ryan (vencedor do torneio de Final Round 17 em SSF4 AE) foi de mostrar a eficiência da nova personagem, Decapre.



Segue também uma entrevista com Guilherme Sarda, jogador brasileiro de Street Fighter 4 e que fez parte por um bom tempo do blog Portal Versus. Entrevista realizada por Arthur Ribas do canal Game Over. Sarda fala um pouco do que achou da nova personagem, Decapre. Confiram:



Yoshinori Ono (criador da série de Street Fighter 4), postou algumas imagens do pré-projeto de Decapre, hoje pela manha (dia 18 de março, 2014) nas redes sociais. A finalidade desse post, era para de alguma forma provar que a Decapre não foi uma personagem sem estudos, feito a partir de uma personagem existente (Cammy). Decapre é uma personagem que já existia desde a série Alpha, porém, como nunca fez parte de um jogo da franquia, seus golpes ainda eram desconhecidos. Segue abaixo a Art Design de Decapre:

Decapre: Art Design

Decapre: Projeto de Arte

Decapre: Art Design

Decapre: Projeto de Arte

2 comentários:

  1. Pode ser até uma cópia de Sprite da Cammy mas possui poucos golpes iguais
    Só mais uma dúvida, se alguém escolher o Yun e o Yang na fase do Skate eles também vão aparecer no fundo? D:

    ResponderExcluir