Action-figure (figura de ação) é uma figura plástica de um personagem, frequentemente de filmes, video-games ou de programas de televisão. Esses action-figures vêm sendo muito utilizados para filmes de stop-motion, que é uma técnica que consiste em várias fotografias com poses diferentes, fazendo-os parecer estarem em movimentos. Abaixo segue imagens de alguns bonecos, Vega, Ken e Guile.
História
O termo action-figure ou figura de ação foi usado primeiramente pela Hasbro em 1964, ao introduzir sua linha G.I. Joe. Até o momento, só havia as chamadas "dolls" pelos norte-americanos, que eram bonecas ou bichos de pelúcia feitos especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos masculinos.
G.I. Joe - Action Figure
Street Fighter
Com o avanço das vendas dos Action Figures, cada vez mais esses bonecos estavam sendo feitos com um propósito decorativo, com vários detalhes e com um custo um pouco mais elevado. Vários apresentadores de televisão usam esses bonecos para decorar seu ambiente de trabalho, várias pessoas usam esses bonecos para fazer animações, decorar quartos e escritórios entre outros. E claro que os Action Figures de Street Fighter não ficou para trás, cada vez mais os bonecos de Street Fighter ganham espaço e hoje é um dos mais vendidos em todo o mundo. Mesmo aquele que não gosta da franquia, quer ter um de seus bonecos, pois Street Fighter marcou a década de 90 e hoje com o Street Fighter 4 o mundo inteiro está aderindo aos seus bonecos, digo.. Action Figures. Abaixo, segue imagens dos bonecos de Street Fighter.
Uma galera de Cosplay fez um vídeo muito interessante de cenas de lutas de Street Fighter, apesar de todos estarem fora de forma, ficou muito melhor do que os filmes de Street Fighter produzidos em Hollywood.
As trilhas dos jogos de Street Fighter são consideradas as melhores trilhas feitas pra jogos. Marcou a década de 90 e até hoje jogos de Street Fighter recentes, animes, curta metragens utilizam essas trilhas. Não só isso, mas guitarristas do mundo inteiro reproduzem essas trilhas com arranjos e solos grandiosos, abaixo segue três vídeos de guitarristas diferentes reproduzindo as trilhas sonoras de Street Fighter, dos temas de: Ken, Ryu e Guile.
O brasileiro Victor Hugo Queiroz é o responsável por criar aquela bela ilustração 3D de Street Fighter III que mostramos no ano passado. Agora ele manda avisar que a coisa ficou mais séria. No seu site pessoal, ele liberou o teaser-poster (que está logo abaixo) de um curta-metragem que está fazendo.
Poster do Fan Film - Street Fighter 3
Ele gostou tanto da ideia de um "Ryuzinho" encarando o gigante Hugo, que decidiu fazer um curta de animação baseado na luta. O filme vai se chamar “Street Fighter III – Fuurinkazan”, e pretende contar a história da última vitória de Ryu no torneio, tema da ilustração anterior.
Ryu olhando para o grandalhão Hugo (junto de Poison) - Fan Film de Street Fighter 3
Victor fala mais sobre o projeto: A ideia veio de um papo descompromissado com um dos animadores e grande amigo meu, Derek Henriques, que também está cuidado de boa parte da direção. Assim que terminei a ilustra do Ryu VS Hugo, a própria Capcom divulgou a imagem com o titulo de “Capcom – Pixar Mashup” e daí fez a cabeça borbulhar de ideias. Eu já tinha um roteiro em mente, que era a luta do Ryu contra o Hugo (segundo a história do SF, Hugo foi o unico a resistir a um Shin Shoryuken), mas achava impossivel, já que eu não sei animar e não tinha nenhuma noção de como funciona 3D para animação. Ao longo do ano passado fui ganhando mais conhecimento sobre essa parte e comecei a amadurecer a ideia.
Esboço inicial do projeto 3D de Street fighter 3
Projeto em 3D do fan filme de Street Fighter
Além de Derek, Victor conta com a ajuda de mais um animador, mas diz que ainda vai precisar de ajuda na pós-produção, além de máquinas para renderizar o filme. Ele pensa em preparar um teaser trailer até o final de 2012, e a partir daí conseguir patrocínio para o projeto. A produção de Fuurinkazan começou no fim do ano passado e, se tudo der certo, o filme sai no fim de 2013.
Projeto finalizado do fan filme de Street Fighter
Abaixo segue o trailer do filme que foi lançado no início de 2013. Confiram o trailer:
Confira aqui as melhores Match Up's da Live PC, Live Xbox e Playstation Network, tanto nacionais quanto internacionais. Conheça também os melhores jogadores de Street Fighter do mundo (Top Players).
THE BEST OF - NACIONAIS
MATCH UP'S INTERNACIONAIS
MATCH UP'S NACIONAIS
TOP PLAYER'S - Conheça os melhores jogadores do mundo
MATCH UP'S - SEIMO_GODIOS (Algumas de minhas lutas)
A EVO 2012, o maior campeonato mundial de jogos de luta, sediou um número recorde de concorrentes e participantes vindos de mais de 40 países e revelou um novo campeão em Street Fighter 4. Milhares de competidores se reuniram em busca do título do mais forte. Abaixo segue um vídeo com os melhores momentos da EVO 2012:
Evo Championship Series
Seon-woo Lee da Coreia do Sul, mais conhecido pela alcunha de Infiltration, é o novo campeão no título da Capcom. Lee venceu Daigo "The Beast" Umehara facilmente, fez Daigo parecer um amador no jogo. A baixo segue a luta de Infiltration vs Daigo.
A EVO 2012 foi realizada nos dias 06 a 08 de julho no Casino/Hotel Caesars Palace em Las Vegas. O evento foi aberto ao público nos dias 6 e 7 de julho.Aqui estão os prémios para todos os torneios Evo 2012.Todos esses torneios pagaram para os oito primeiros.
$ 25.000 - Super Street Fighter 4 Arcade Edition - versão: 2012
$ 23.000 - Mortal Kombat 9
$ 15.000 - Ultimate Marvel vs Capcom 3
$ 15.000 - Sega’s Virtua Fighter 5 Final Showdown
$ 11.000 - King of Fighters XIII
$ 9.000 - Street Fighter X Tekken
$ 5.000 - Soul Calibur V
Top 8 de Super Street Fighter 4 Arcade Edition:
1. Infiltration (Akuma/Gouken)
2. Gamerbee (Adon)
3. PR Balrog (Balrog)
4. Xiao Hai (Cammy)
5. Daigo Umehara (Ryu)
5. Humanbomb (Sakura)
7. Dieminion (Guile)
7. Poongko (Seth)
Segue abaixo a lista completa dos vencedores de cada torneio:
Super Street Fighter 4 Arcade Edition Version 2012 - Infiltration Ultimate Marvel vs. Capcom 3 - Filipino Champ Mortal Kombat - KN.EMP|Perfect Legend King of Fighters 13 - Mad KOF Virtua Fighter 5: Final Showdown - Fuudo Street Fighter x Tekken - Infiltration & Laugh Soul Calibur 5 - Shining Decopon
Segue uma apresentação incrível do que foi a EVO 2012 e em seguida, todas as lutas nas etapas finais (Top 8) de Super Street Fighter 4 Arcade Edition, confiram o vídeo:
Tempo de todas as lutas do vídeo acima, caso deseja direcionar pra alguma luta específica:
03:05 - POONGKO vs ELIVE
09:50 - GAMERBEE vs DIEMINION
16:18 - BALROG vs HUMAN BOMB
24:05 - INFILTRATION vs DAIGO
30:06 - HUMAN BOMB vs GAMERBEE
36: 50 - DAIGO vs ELIVE
44:52 - GAMERBEE vs ELIVE
54:13 - INFILTRATION vs BALROG
1:0024 - GAMERBEE vs BALROG
1:07:55 - INFILTRATION vs GAMERBEE
Lembram da incrível trilha do anime de Street Fighter 2 Victory? O Tema do Hadouken! Pois bem, vejam esse vídeo, ficarão impressionados com a capacidade desse cidadão de reproduzir tais sons, coordenação motora e semelhança com o som original do anime.
Uma pessoa reproduziu essa trilha, apenas com os sons produzidos pela boca e um violão, incrível. Esse feito rendeu quase meio milhão de visualizações. Confira o vídeo:
STREET FIGHTER - TEMA DO HADOUKEN
Abaixo segue outro vídeos incrível de Beatbox, um japonês reproduzindo o tema de Ken, junto a uma luta de Street Fighter 2 apenas com a boca, sem nenhum instrumento musical. Vejam:
Paródia feita por Johnny Menezes, inspirado no Funk do Mortal Kombat. Achei muito bacana a letra da música, bem criativa e engraçada, vale apena conferir. Nota 10. Parabéns pro Johnny Menezes.
Refrão: Te vejo no Street Fighter com o Dhalsim, sou mais o Ryu uu uu. E não importa o que faça pra ganhar de mim, eu tô com Ryuu e solto Hadouken. Me vencer agora ou depois da escola, levo o meu console. E quando você perder sei que vai escolher.. HAHA, o Ryu uu uu.
CONFIRA O VÍDEO
Composição e voz: Johnny Menezes
Música Original: Cee Lo Green - Fuck You!
Edição de vídeo: (After Effects) Johnny Menezes
Edição de áudio: (Acoustica Mixcraft) Johnny Menezes
Quem nunca teve vontade de fazer uma tatuagem? Ainda mais se a tatuagem for de um clássico como Street Fighter. Abaixo segue uma tatuagem fantástica de Ryu vs Ken em Street Fighter 2.
Tatuagem incompleta de Ryu e Ken em Street Fighter 2
Tatuagem completa de Ryu e Ken em Street Fighter 2
O especialista em tatuagens japonesas "Osmar Tinto" comenta sobre o assunto: Os ideogramas japoneses já tiveram seus dias de glória na epiderme dos brasileiros. Hoje ainda é possível encontrar um ou outro kanji perambulando pelas ruas de São Paulo. Mas a febre dos caracteres nipônicos está perdendo espaço para um outro tipo de tatuagem: os desenhos japoneses. E grandes.
“Há alguns anos, todos os dias tinha gente querendo tatuar kanji. Hoje tatuo pouquíssimas por mês”, informa Osmar Tinto, 38 anos, mais conhecido como Osmar Tattoo. Em seu tranqüilo estúdio na movimentada rua 7 de Abril, centro de São Paulo, o experiente tatuador (com 20 anos de profissão) conta que 90% de seus clientes querem eternizar desenhos japoneses na epiderme.
“Eles procuram muito dragões, carpas, samurais e personagens de anime. Muitos tatuam pela beleza do desenho, às vezes pelo significado, explica. E continua: geralmente são pessoas com mais de 20 anos. São pessoas resolvidas, que a gente nem imagina que têm tatuagem”.
Dos 20 anos de profissão, 11 são dedicados aos desenhos nipônicos. “A tatuagem japonesa é perfeita. Tem motivo que dá para fazer o corpo inteiro. É um desenho duradouro, que não é modismo. Quem gosta de tatuagem japonesa, gosta de tattoo”, afirma. Gosto e me identifico com os desenhos. É o tipo de tatuagem que mais me agrada. Me dá prazer fazer tatuagem japonesa.
O auto-didata Osmar diz que nunca saiu do País, e que aprendeu a fazer tatuagens japonesas observando imagens, livros que ganhou de amigos, e pela internet. Conta que começou a estudar tatuagem japonesa em 1997, totalizando milhares de desenhos nipônicos ao longo de sua carreira. “Nossa, com o dinheiro que já usei para revelar as fotos das tatuagens que já tirei, daria para comprar um fusca!”, brinca.
Comemorando os 25 anos da franquia "Street Fighter", a Capcom vai realizar um grande campeonato mundial de sua tradicional série de pancadaria. O Brasil receberá uma das etapas do torneio, nos dias 14 e 15 de outubro, durante o evento Brasil Game Show.
O campeonato mundial de "Street Fighter" inclui disputas em vários jogos da série: "Street Fighter X Tekken", "Super Street Fighter IV: Arcade Edition", "Street Fighter III: 3rd Strike Online" e "Super Street Figher II Turbo HD Remix".
A final do torneio será em dezembro, nos Estados Unidos. A Capcom oferecerá um total de US$ 500 mil em prêmios, isso mesmo, meio milhão de dólares. Em 2012, o Brasil Game Show será em São Paulo, entre os dias 11 e 14 de outubro.
25 anos de Hadouken
Além do torneio mundial, a Capcom anunciou uma caixa comemorativa, recheada de itens de colecionador, que chega às lojas norte-americanas em 18 de novembro, com versões para PlayStation 3 e Xbox 360, ao preço de US$ 150,00. Abaixo, segue a lista de itens que fará parte do box da Capcom.
STREET FIGHTER 25TH ANNIVERSARY COLLECTOR'S SET
Street Fighter X Tekken (com todos os extras inclusos)
Super Street Fighter IV: Arcade Edition (com todo os extras inclusos)
Super Street Fighter III: 3rd Strike Online
Super Street Fighter II Turbo HD Remix
Réplica da faixa preta de Ryu
2 documentários em Bluray sobre "Street Fighter"
Animes de Street Fighter, Street Fighter 4, Super Street Fighter 4 e Street Fighter: The Animated Series
11 CDs com trilhas sonoras da série de Street Fighter
Livro de arte com 64 páginas
Estatueta do lutador Ryu aplicando um Shoryuken
ITENS INCLUSOS
Fonte: Uol Jogos - A Capcom fez um SITE dedicado aos 25º aniversário de Street Fighter.
Se estão a considerar comprar a edição Street Fighter 25th Anniversary e têm ambas as plataformas em que será lançada, a PlayStation 3 e Xbox 360, comprar a edição para a PlayStation 3 é uma melhor opção. Para além dos conteúdos já anunciados, a edição para a PlayStation 3 incluirá ainda códigos de download para todos os títulos Street Fighter Alpha (PSOne Classics), Street Fighter Alpha 3 Max para a PSP, e todos os DLC para Street Fighter III: 3rd Strike Online Edition.
A Street Fighter 25th Anniversary apenas está confirmada para território norte-americano, onde será lançada em setembro ao preço de 149.99 dólares.
A Thousand Pounds tentou criar os Ultra Combos originais enraizados no estilo de Street Fighter 4. São três vídeos com várias performances de Ultra Combos. Produção, direção e edição de: Christopher C. Cowan. Confiram os vídeos:
Em Street Fighter x Tekken, o sonho tão esperado chegou. Abaixo você verá uma match-up entre os dois líderes no gênero de luta. Street Fighter x Tekken oferece a última batalha com os personagens mais importante de cada jogo, os criadores dos jogos. O criador de Street Fighter 4 (Yoshinori Ono) enfrenta nada mais nada menos que o criador de Tekken (Harada) em um duelo de tirar o fôlego. Veja o vídeo:
A Girs of War entrevista nada mais nada menos que Yoshinori Ono, o criador de Street Fighter 4 e Street Fighter vs Tekken. Ono foi o convidado de honra da Brasil Game Show 2011 e palestrou na sexta-feira, dia 7 de outubro, para uma multidão de fãs da feira. Yoshinori é uma pessoa muito simpática e muito brincalhão, o que contrasta um pouco com o estereótipo japonês de ser sério demais.
Yoshinori Ono - Criador de Street Fighter 4
1) A primeira coisa que vem em mente quando se pensa em Yoshinori Ono, além de jogos de Street Fighter, é aquele produtor da Capcom "doidinho" que é sempre simpático com os fãs, brincalhão e irreverente. Você sempre teve esse jeito extrovertido ou ficou assim depois de tanto trabalhar com games?
Yoshinori Ono: Sabe, quando comecei a desenvolver games minha principal intenção era fazer as pessoas felizes. Ou seja, se eu tivesse sempre aquela cara séria demais e parecer sempre mal-humorado não seria nada bom para a imagem de entretenimento que eu queria passar. É difícil convencer alguém de que o que faz é divertido se você mesmo não demonstra isso.
2) Acredito que esta seja a sua primeira visita ao país do Blanka. Você tem noção do sucesso da franquia Street Fighter no Brasil e a quantidade de pessoas no país que cresceram dando Hadouken's? O que tudo isso representa para o seu trabalho?
Yoshinori Ono: Sim, esta é a minha primeira vez no Brasil e já fui avisado que os jogadores brasileiros são muito apaixonados por Street Fighter, então, não vejo a hora de encontrá-los. Tenho certeza que o evento será um sucesso e fico feliz por poder proporcionar essa alegria com os fãs brasileiros do Street Fighter.
Comentei com Ono, ainda nessa pergunta, que ele não fazia ideia de que o público brasileiro de games é brincalhão também, dança junto, canta junto, joga junto, que perguntariam coisas sobre o desenvolvimento do game e os mais curiosos até perguntariam qual seu personagem preferido no jogo e…
Qual seu personagem preferido no jogo?
Ono: (risos) Bom, eu amo mulheres… Então, minha personagem preferida é a Cammy. Ela é bem… Digamos, forte… (risos) Sempre gosto de jogar com ela bem próximo da tela!
3) Street Fighter é um dos games de luta de maior sucesso da história, sempre imaginei como era o processo de criação dos personagens. O jogo também é o primeiro a ter uma lutadora mulher (Chun-Li). De onde surgiu a ideia de colocar uma mulher lutadora num jogo bem focado para o público masculino, especialmente na época do seu lançamento?
Ono: Bom, o designer original da série, Akira Yasuda, também ama mulheres (risos) e ele queria que no jogo tivesse a participação de uma linda mulher, que também lutasse muito, e foi mais ou menos assim que eu ouvi a história do surgimento da Chun-Li na franquia.
4) Além da série Street Fighter, você também já produziu outros games como “Chaos Legion”, “Onimusha Dawn of Dreams”, “Shadow of Rome”, “Monster Hunter Frontier” e agora “Street Fighter vs Tekken”. O que você pode dizer que seria uma espécie de marca sua em todos esses títulos? O que você considera que todos esses jogos possam ter em comum?
Ono: Meu principal papel é entregar ao público um ótimo jogo criado por um diretor. Com isso eu não estou dizendo que não gosto de criar jogos, mas costumo dar ao diretor liberdade de colocar também suas ideias no jogo e mostrar seu ponto de vista. Não é uma via de mão única, o diretor também tem a chance de opinar e sugerir dentro do processo de desenvolvimento. O que eu realmente procuro fazer é criar e entregar todas as mensagens que pretendo passar através do game e fazer com que o diretor entenda essa mensagem. Isto é basicamente no que eu me foco.
Yoshinori Ono - em entrevista
5) Os fãs de jogos de luta sempre procuram por um diferencial a cada novo título lançado. Isso porque a tendência é a jogabilidade desses títulos começarem a ficar bem parecidas. O que “Street Fighter vs Tekken” trará de inovador para os jogadores?
Ono: Então, o que temos de novo em Street Fighter vs Tekken é que os jogadores (fãs de Street Fighter) poderão apreciar o jogo no estilo de gameplay de Street Fighter, da mesma forma que os fãs de Tekken se sentirão em casa jogando com seu personagens preferidos da série.
Deixa eu dar um exemplo: imagine a “engine” (mecânica) do jogo como uma bola. O objetivo é você usar essa bola para derrotar o adversário. Agora imagine Street Fighter como sendo um taco de beisebol e Tekken como uma raquete de tênis. Ambos têm o mesmo objetivo, ou seja, atingir a bola o mais forte e preciso possível para vencer o jogo. No entanto, o taco e a raquete são instrumentos diferentes, cada um tem suas particularidades (vantagens e desvantagens). Vai depender de qual jogador irá manusear um dos dois instrumentos da melhor maneira para vencer. [Resumindo: jogadores de Street Fighter notarão que o gameplay dos lutadores são semelhantes aos demais da série, bem como os jogadores de Tekken. Não haverá influência do estilo de um sobre o outro. A única coisa igual, obviamente, é o fato de ambos quererem a vitória].
6) Essa pergunta que farei agora eu também a fiz para o produtor do novo Mortal Kombat, Hector Sanchez, no ano passado, neste mesmo evento, e agora faço para você: será que um dia veremos um Street Fighter vs Mortal Kombat?
Ono: (risos) Eu já, inclusive, conversei com o time que desenvolveu Mortal Kombat há alguns meses e estamos discutindo a viabilidade de como desenvolver esse game. Isso porque para fãs de Street Fighter soaria estranho e até perturbador ver pedaços da Chun-Li, por exemplo, sendo arrancados e todo aquele sangue jorrando. Isso seria muito chocante e violento demais para Street Fighter. Então, primeiro teríamos que resolver essa questão, talvez com um tipo alternativo de gameplay que não prejudicasse a nenhuma das partes.
O Portal Versus também fez a sua parte e entrevista também Yoshinori Ono, mas como as perguntas foram direcionadas apenas a respeito do novo jogo (Street Fighter vs Tekken), não colocamos todas aqui. Colocamos apenas a pergunta a respeito do Brasil ser incluído na comunidade mundial de gamers. Confiram:
Yoshinori Ono - com seu Blanka de estimação
Portal Versus: Ono-san, a comunidade de jogadores de luta no Brasil sente uma carência muito grande de suporte e eventos como os que ocorrem na Europa, Japão, Estados Unidos, etc. Queremos muito ser incluídos na comunidade mundial, e por isso eu pergunto: Quando a Capcom vem oficialmente pro Brasil?
Yoshinori Ono: Eu vim para o Brasil neste evento para saber se realmente há muitos fãs brasileiros de jogos de luta, e felizmente confirmei isso. A partir disso, acredito que a vinda da empresa para o Brasil ocorreria em três etapas, sendo a primeira a localização do jogo (traduzir para o português). Em segundo, a ideia seria trazer esses eventos. Por fim, teríamos um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e tudo isso pavimentaria a vinda da empresa para o país.
Animações que ocorrem quando um personagem luta contra seu rival. Segue abaixo o vídeo mostrando a animação legendada em português, pra ficarem por dentro de todo o diálogo que há entre os personagens.
Em breve teremos o restante das animações, já falei com o responsável e ele já está providenciando.